ENCONTRE-NOS
VOLTE SEMPRE!
NOSSO OBJETIVO

Saúde Esporte tem como proposta o atendimento às pessoas com deficiência através da prática do esporte.

O rugby e o tênis em cadeira de rodas qualificam socialmente, culturalmente e esportivamente as pessoas, melhorando suas condições de vida social e profissional.

  • Facebook Social Icon

© 2007 Saúde Esporte Sociedade Esportiva  |  Todos os direitos reservados

NOSSO TELEFONE

(41) 99603-1441

(para este período de recesso de final de ano)

NOSSO EMAIL
NOSSOS HORÁRIOS

Segunda a Sexta, das 09h00 às 17h30

Estamos localizados na

Rua Desembargador Motta, 3231

Curitiba/Paraná

CEP: 80430-220

 

FOOTGOLF

O Footgolf combina a paixão do futebol com a elegância de golfe, criando um novo esporte totalmente revolucionário!
A equipe FOOTGOLF CURITIBA foi criada pelos atletas da modalidade Marcelo Martins Kamarowski e Carlos kamarowski Jr. Nossa equipe é a primeira do Paraná. Venha você também fazer parte da nossa equipe.
 
O professor Marcelo Martins, representando a Seleção Brasileira, participou da II World Cup Footgolf, Buenos Aires, em janeiro de 2016. O jornalista e atleta de footgolf Carlos Kamarowski Jr esteve na equipe atuando como assessor de imprensa. Na equipe da Seleção Brasileira de Footgolf o técnico Miguel Allou, e os atletas Robson Rodrigues, Alexandre Sampaio e Diego Allou. Santor Antão, presidente da ABFG, na coordenação da equipe brasileira.
 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 


Mais sobre o FOOTGOLF - As origens do footgolf não são claras, mas alguns contam que um ex-jogador profissional da Dinamarca inventou a modalidade em 2007, em uma pequena cidade do interior da Dinamarca. A conversão em um esporte de pleno direito, no entanto, ocorreu na Holanda, onde o conjunto de regras foi padronizado e o jogo foi internacionalmente divulgado. Em 2009, foi criada a Internacional FootGolf Associação e em 2012, a Federação Internacional de FootGolf (www.fifg.org). No Brasil, a modalidade é organizada pela Associação Brasileira de Futgolf - ABFG (www.abfg.com.br) reconhecida pela FIFG.

Confira as regras do FOOTGOLF

Regra n º 1 - Regra Geral

1.1 O Jogo

O jogo de FOOTGOLF consiste em chutar a bola de um ponto de partida (tee) e aguardar a bola parar para chutar novamente. Este processo é repetido até que a bola caia no buraco ou atinja o buraco. Isto é repetido para todos os buracos do campo.

1.2 O Campo

Feito com os desafios naturais, em uma área, preferencialmente, gramada, deve ter no mínimo 9 buracos e no máximo 18, distribuídos em um caminho natural. Os buracos são numerados, sequencialmente.

1.3 O Vencedor

Vence o desafio o jogador ou equipe que completar as jogadas do campo, atingindo todos os buracos com o menor número de chutes.

1.4 As Categorias

Pode ser jogado de forma individual ou em equipes masculinas, femininas ou equipes mistas. O jogo é independente de faixa etária.

1.5 Material Esportivo

A prática do FOOTGOLF requer roupa esportiva (camisa pólo), chuteiras sem travas e meias. Cada jogador deve ter sua própria bola. Recomenda-se a bola de futebol de campo, nº 5.

 

Regra n º 2 - Das Definições de Jogo

2.1 Os Jogos

Formam-se grupos que jogam de forma ordenada, cada jogador chutando sua bola, até fazer todos os buracos do campo.

2.2 A Saída - para cada buraco deve ser feita com a bola no local apropriado em seu "Tee off".

2.3 Saída 1º Buraco - Tee off

O 1º chute é feito pelo jogador vencedor do buraco anterior. Em caso de igualdade, mantém-se a ordem do buraco precedente. Para a saída inicial pode ser feito um sorteio, ou os jogadores entram em consenso.

2.4 A Ordem das jogadas

Depois da saída de cada buraco, as jogadas de aproximação são feitas, preferencialmente, pelo jogador cuja bola esteja mais distante do buraco.

2.5 Posição jogadores no campo

Todos os participantes devem manter-se posicionados antes da linha da bola mais atrasada do jogo para evitar atrapalhar uma jogada.

2.6 A Ordem no Green

Ao conseguir aproximar sua bola do buraco e entrar no círculo (região chamada de green), o jogador tem preferência para fechar seu jogo.

2.7 Levantar sua Bola

Um jogador pode pedir para que seja levantada toda bola que, devido sua posição, possa interferir em sua jogada.

Início dos jogos - O Jogador deve iniciar no horário previsto pelo organizador. O jogador deve ficar toda a rodada no mesmo grupo criado pelos organizadores, a menos que a direção autorize ou determine sua alteração.

2.8 Horário dos jogos

Todo jogador deve apresentar-se à organização 10 minutos antes do horário de seu jogo. Não comparecendo até o horário pré-determinado para sua saída, o jogador é desclassificado. Quando justificada a causa do atraso e aceita pela comissão impõe-se penalização de 4 chutes para se jogar em outro horário, desde que haja disponibilidade.

2.9 Identificação das Bolas

Cada jogador deve colocar uma marca de identificação na sua bola e responsabilizar-se por jogar sua própria bola.

2.10 Registro dos Pontos

O Jogador deve conferir a sua pontuação a cada buraco e acertar todas as divergências entre os participantes, que registrarão os chutes. Dúvidas da regra poderão ser registradas e levadas ao Comitê após a conclusão da rodada.

2.11  Correções nº Jogadas

Não se permite que haja qualquer mudança nos pontos, depois dos jogadores encaminharem o registro para o Comitê.

2.12 Contagem dos Chutes

O número de vezes que um Jogador chuta até acertar o buraco inclui suas faltas. Um jogador que sofreu uma penalidade deve informar ao seu marcador para o registro, o mais cedo possível.

Regra n º 3 - Das Desclassificações

3.1 Desistência

Dificuldade em jogar bola no buraco - Se um jogador não consegue colocar a bola no desafio ou buraco e desiste, ele é desclassificado.

3.2 Não Comparecimento

Não comparecer na data e hora marcada para seu jogo sem justificativa anterior, gera a desclassificação.

3.3 Registro por chute

A cada chute e depois de cada buraco, os jogadores devem reunir-se e conferir os seus resultados Quando uma rodada é completada, as duplas devem assinar os formulários de registro dos chutes das duplas e imediatamente entregar à Comissão Organizadora.

3.4 Registro por chute

O Jogador é responsável pela exatidão do escore registrado no seu cartão a cada buraco. A punição por não aceitar a pontuação de um buraco ou final feita pelo Jogador responsável pelo registro é a Desclassificação.

3.5 Recusar em seguir uma regra

Se um Jogador não aceita as regras do jogo, ele é desclassificado.

Regra nº 4 - Faltas sem Penalidades

4.1 Chute bola errada

Caso um Jogador chute a bola de outro Jogador - A bola deve ser reposta no seu lugar de repouso e o dono deve jogar sua própria bola.

4.2 Jogar fora de sua vez

Uma jogada fora da vez é considerada válida.

4.3 Bola parada deslocada

Se a bola está parada e for deslocada por outra bola em movimento após esta ser chutada, a bola parada deve ser recolocada em seu lugar de repouso. Não há penalidade.  A bola que bateu na parada deve ser arremessada na direção que estava indo pelo jogador responsável pelo registro do dono daquela bola.

4.4 Choque de duas bolas em movimento

Se duas bolas se tocarem, as duas em movimento, a jogada é válida e as mesmas devem ser jogar de onde elas pararem. Não há penalidade.

4.5 Bola parada deslocada por pessoa

Se alguém mover uma bola, inadvertidamente, não há nenhuma penalidade e deve retornar a bola ao seu lugar de repouso.

4.6 Desvio por outra pessoa

Se a bola de um Jogador estiver em movimento e for, acidentalmente, desviada ou parada por outra pessoa, não há penalidade e a bola deve ser arremessada para seguir o curso original. A menos que o árbitro (no caso de existir um) ou o comitê determine que a bola foi desviada intencionalmente, quando poderá impor penalidade para quem parou a bola.

4.7 Obstáculos removíveis

Galhos, folhas e obstáculos soltos, que estejam em qualquer parte do campo, podem ser removidos sem penalidades.

Regra 5 - Penalidade de 1 chute

5.1 Posição Inadequada do Jogador

Posicionar-se além da linha da bola mais atrasada, de forma de atrapalhar o bom andamento das jogadas, penaliza-se com 1 chute.

5.2 Interferência

Interferir propositalmente de qualquer forma com o lance de outro jogador.

5.3 Movimento de sua bola

Se o Jogador mover sua bola sem que haja necessidade ou pedido para levantá-la, ela será penalizada. Um Jogador não pode tentar melhorar a posição de sua bola, antes de seu chute.

5.4 Treinar chutes durante o jogo

Caso o jogador tente treinar chutes no momento de jogar um buraco.

5.5 Área de saída “TEE”

Na saída O Jogador deve jogar com a bola parada, estando ela dentro da área demarcada “tee”, na superfície. No entanto o jogador pode chutar a bola estando ele fora do Tee.

5.6 Desafios fixos

Nenhuma parte fixa, natural ou artificial do campo, pode ser removida para o chute ou a passagem da bola.

5.7 Troca de bola

Um Jogador não pode substituir sua bola durante uma rodada, a menos que a bola seja perdida ou danificada.

5.8 Ajuda física

Aceitar ajuda física ao chutar uma bola também gera penalidade de 1 chute.

Regra 6 - Penalidade de 2 chutes

6.1 Calçada, rua e asfalto

Se a bola parar sobre calçada ou rua, incluindo as canaletas, paga-se dois chutes e repete-se o chute do mesmo local. Uma bola que passar sobre calçada ou rua e parar no espaço de jogo será considerada válida.

6.2 Muros, Paredes e Telas

Toda bola que tocar em um muro, parede ou tela é invalidada e terá o chute repetido, sob a penalidade de dois chutes.

6.3 Linha de demarcação do campo

Uma bola que parar fora do limite do campo deve ter seu chute repetido, com penalidade de dois chutes. Uma bola que passar por fora da área demarcada do campo e retornar parando dentro do seu campo de jogo, ela será considerada válida.

6.4 Bola parada pelo próprio Jogador ou seu equipamento

Se a bola for parada ou acidentalmente desviada pelo próprio jogador, ou o seu material, o Jogador vai ser penalizado com dois chutes. A bola deve permanecer onde parou.

6.5 Bola na água ou Local Impossível

Se a bola parar na água ou outro local, como no alto de uma árvore, de onde não possa ser chutada pelo Jogador, ela deve retornar ao ponto do chute anterior que originou a dificuldade, com penalidade de dois chutes.

 

O Footgolf, assim como o futebol e o golf, tem um livro de regras que, em nosso caso são regidas pela Federação Internacional de Footgolf, no entanto, assim como no esporte bretão, as adaptações de espaços e campos podem ser aceitas, desde que não esteja num torneio Federado.