O que fazer?

Não conseguiu acesso aos seus direitos de saúde ou quer fazer uma requisição de algum serviço ou material necessário, nós vamos te dar o passo a passo.

A melhor forma de resolver um problema ou dar entrada a uma solicitação é amigavelmente. Por isso, se recomenda que o usuário tente, em primeiro lugar:

– Secretaria Municipal de Saúde da sua cidade

– Plano de Saúde privado caso tenha um, expondo seu problema, solicitação e exigindo uma solução.
 

Primeiros passos para exigência dos seus direitos, começa pela documentação

Se o seu caso for insumo, órtese ou próteses necessárias para reabilitação, se faz necessário a prescrição médica.

Prescrição Médica: deverá conter as seguintes informações:
Justificativa do porque você necessita desse material, quantidade mensal, CID e tempo de tratamento. (
confira o nosso modelo de prescrição para sonda/cateteres uretrais aqui)

 

Se o seu caso for consulta especializada também precisará de um encaminhamento.

Se existir algum outro documento que comprove a necessidade do que você está solicitando como exames, você também poderá anexar a sua documentação, mas eles não são obrigatórios.

A carta de solicitação serve para que você possa formalizar a sua solicitação com prazo para resolução do seu problema pela Secretaria de Saúde ou Plano de Saúde.

Para facilitar disponibilizamos alguns modelos de cartas com a maior demanda de solicitações.
 
• 
sonda/cateter uretral

• proteses_orteses_para_cirurgia
• proteses_orteses
• medicamentos
• internação
• fila_dupla
• falta_de_higiene
• exames_cirúrgias_tratamentos
• consultas

Prescrição médica
Carta de solicitação

Exames

 

Hora de fazer cópia de tudo

Tire uma cópia de toda a documentação, protocole no órgão responsável e guarde o original assinada com você.

Você deverá realizar o protocolo dos documentos na Secretaria de Saúde da sua cidade, em duas vias, Uma via deve ser assinada por quem recebeu e guarde-á com você.

Em Curitiba: o setor de protocolos da capital fica na Rua Francisco Torres, 830 – Centro – piso térreo. Fica aberto das 08h às 18h. Após realizar a entrega da documentação no setor de protocolo você deve abrir um requerimento no 156, relatando sua exigência ou problema.

Para Planos de Saúde, alguns disponibilizam plataforma virtual onde podem ser carregados os documentos e solicitações on line. Outros você terá que protocolar no setor responsável.


Documentação enviada pelo correio, envie-a com Aviso de Recebimento (A.R.).
Guarde sempre o comprovante do envio da carta (Aviso de Recebimento ou protocolo, pois caso o serviço seja negado você precisará destes como comprovação).
 

Contato por e-mail:
Apesar do contato por carta ser mais seguro, é possível que o consumidor envie um e-mail para o órgão responsável, já que, atualmente, o judiciário vem aceitando o e-mail como prova processual.

Caso o você opte por essa via é importante que se tome algumas precauções: envie o e-mail com a opção de receber a confirmação de recebimento e/ou de leitura. Enviar o e-mail com cópia para si mesmo também é importante para comprovar o contato e anexar toda documentação acima descrita.
 

Contato por telefone:
Também pode ser utilizado, mas é o canal menos recomendável, pois o consumidor não ficará com uma prova de que reclamou de fato.
Anote o dia e a hora em que fez a reclamação e o nome de quem o atendeu. Se a empresa dispuser de registro de reclamação (protocolo), peça o número e guarde.

Ouvidoria de Curitiba 156.
 

Não obteve resposta no prazo, não ficou satisfeito ou obteve uma negativa?
Muitas vezes a forma amigável não funciona e temos que procurar outros meios para que possamos ter acesso aos direitos.
Mas se você fez o passo a passo acima tudo ficara mais fácil e ágil para este próximo passo:

PROCURAR A JUSTIÇA.