ENCONTRE-NOS
VOLTE SEMPRE!
NOSSO OBJETIVO

Saúde Esporte tem como proposta o atendimento às pessoas com deficiência através da prática do esporte.

O rugby e o tênis em cadeira de rodas qualificam socialmente, culturalmente e esportivamente as pessoas, melhorando suas condições de vida social e profissional.

  • Facebook Social Icon

© 2007 Saúde Esporte Sociedade Esportiva  |  Todos os direitos reservados

NOSSO TELEFONE

(41) 99603-1441

(para este período de recesso de final de ano)

NOSSO EMAIL
NOSSOS HORÁRIOS

Segunda a Sexta, das 09h00 às 17h30

Estamos localizados na

Rua Desembargador Motta, 3231

Curitiba/Paraná

CEP: 80430-220

 

Please reload

Posts Recentes

1° Torneio Início de Footgolf Campo Largo

February 8, 2017

1/2
Please reload

Posts Em Destaque

Secretaria entrega Plano Estadual da Pessoa com Deficiência a conselheiros

February 20, 2018

A política da garantia de direitos, no Paraná, alcançou nova conquista com o lançamento do Plano Estadual da Pessoa com Deficiência. Nesta segunda-feira (19), a Secretaria da Família e Desenvolvimento Social entregou os primeiros exemplares do plano para membros do conselho estadual e para servidores das secretarias com demandas de pessoas com deficiência. O documento, elaborado para os próximos quatro anos (2018-2021), traz versões impressas, além da padrão, uma para as pessoas com baixa visão, outra em braile, e uma versão digital em CD, que permite a programas de computador traduzirem o texto escrito em áudio. Essa versão também está disponível no site Secretaria da Família.

 

Resultado da parceria da Secretaria com representantes da Atenção Especial à Pessoa com Deficiência de 11 secretarias estaduais e cinco órgãos da administração indireta, o Plano foi construído por meio da participação conjunta com a sociedade civil. O conteúdo foi aprovado pelo Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência (Coede). “Esses exemplares são resultados do estudo e do trabalho de muito empenho das equipes que estiveram envolvidas na construção do Plano. Elaboramos o documento em várias versões para que as pessoas pudessem ter acesso ao plano e buscar direitos”, destaca a secretária da Família e Desenvolvimento Social, Fernanda Richa. 

PANORAMA – O Plano revela que, no Paraná, 21,8% da população convivem com algum tipo de deficiência, seja visual, auditiva, motora e mental ou intelectual. Na prática, são mais de 2,2 milhões de pessoas que precisam enfrentar, diariamente, as barreiras impostas às pessoas com deficiência.

Para o conselheiro do Coede e representante da Associação de Proteção aos Autistas de Francisco Beltrão, André Paulo Castanha, o principal problema enfrentado pelas pessoas com deficiência diz respeito à política de inclusão. E ações voltadas para combater essas dificuldades estão presentes no Plano Estadual da Pessoa com Deficiência.

“Não tem nenhuma proposta irrealizável. Tudo que está ali são coisas que já estão acontecendo. Por isso, o Plano vai ser uma ferramenta e um instrumento que vai dar poder para nós, enquanto entidade ou sociedade civil, de lutar para que isso se efetive. Nesse sentido, sempre é um avanço”, avalia o conselheiro.

 

ACESSIBILIDADE – O Plano Estadual da Pessoa com Deficiência é um marco no planejamento da política que deve ser direcionada a esse público para os próximos anos. “Independentemente da próxima gestão que venha a assumir, o Plano traz a diretriz inteira de acessibilidade, com avanços não só na questão da acessibilidade arquitetônica, mas em todas as áreas”, considera a coordenadora da política da pessoa com deficiência no Paraná, Flavia Bandeira Cordeira.

Tirar a pessoa com deficiência da invisibilidade é o grande desafio do trabalho na área de garantia de direitos. Com o lançamento do Plano, há avanço nas atividades que foram propostas. O superintendente da Política de Garantia de Direitos, na Secretaria da Família, Leandro Meller, explica que a construção desse plano se deu em um grande processo de planejamento inicial. “Hoje, nós entregamos o fruto desse trabalho. Ver o resultado sólido dessa construção é muito importante para cada uma das pessoas que participou do processo, mas principalmente para a política da pessoa com deficiência que vem sendo desenvolvida aqui no Estado do Paraná”, diz o superintendente.

 

PARTICIPAÇÃO – Durante o encontro, estiveram presentes representantes das secretarias estaduais que atendem a pessoa com deficiência, como Secretaria de Estado da Saúde; Educação; Justiça, Trabalho e Direitos Humanos; Esporte e Turismo; Ciência e Tecnologia; Infraestrutura e Logística; Administração e da Previdência; Fazenda; Segurança Pública e Administração Penitenciária, dentre outras autarquias.

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Siga

I'm busy working on my blog posts. Watch this space!

Please reload

Procurar por tags