ENCONTRE-NOS
VOLTE SEMPRE!
NOSSO OBJETIVO

Saúde Esporte tem como proposta o atendimento às pessoas com deficiência através da prática do esporte.

O rugby e o tênis em cadeira de rodas qualificam socialmente, culturalmente e esportivamente as pessoas, melhorando suas condições de vida social e profissional.

  • Facebook Social Icon

© 2007 Saúde Esporte Sociedade Esportiva  |  Todos os direitos reservados

NOSSO TELEFONE

(41) 99603-1441

(para este período de recesso de final de ano)

NOSSO EMAIL
NOSSOS HORÁRIOS

Segunda a Sexta, das 09h00 às 17h30

Estamos localizados na

Rua Desembargador Motta, 3231

Curitiba/Paraná

CEP: 80430-220

 

Please reload

Posts Recentes

1° Torneio Início de Footgolf Campo Largo

February 8, 2017

1/2
Please reload

Posts Em Destaque

2ª Taça Cidade de Curitiba Rugby em Cadeira de Rodas

March 6, 2018

Em comemoração aos 325 anos de Curitiba, a prefeitura prepara a maior programação esportiva da história do município com a segunda edição da Virada Esportiva. De 9 a 11 de março, mais de 220 atividades serão realizadas em diversos espaços públicos e privados, com o objetivo de incentivar práticas saudáveis e reforçar o papel do esporte como instrumento de socialização e bem-estar. O rugby em cadeira de rodas faz parte da Virada Esportiva. No dia 09 (sexta-feira), acontece a 2ª Taça Cidade de Curitiba de Rugby em Cadeira de Rodas. A competição acontece Centro de Esporte e Lazer Dirceu Graeser - Praça Oswaldo Cruz, das 14h às 19h, e irá reunir atletas das equipes Gladiadores Curitiba Quad Rugby, Locomotiva Campo Largo Quad Rugby e Titans Colombo Quad Rugby.

A Praça Oswaldo Cruz passou por uma ampla reforma e é a maior estrutura pública destinada a Esporte e Lazer da cidade e retomará suas atividades a partir deste mês de março, mês do aniversário de Curitiba. “A primeira Virada Esportiva foi um grande sucesso e mostrou todo o potencial desta ação. Buscamos, neste ano, novos parceiros para oferecer uma programação mais extensa e repleta de opções para a população”, disse o secretário municipal do Esporte, Lazer e Juventude, Marcello Richa. Em 2017, a Virada Esportiva contou com 100 atividades e 35 mil participações. Neste ano, a expectativa é que aproximadamente 63 mil pessoas participem. Serão mais de 70 modalidades e com programação nas dez regionais administrativa da prefeitura.

Saiba mais - Considerada atualmente uma das modalidades paralímpicas que mais vem crescendo no país em razão do dinamismo do jogo, o rugby em cadeira de rodas começou no Brasil em 2008, sendo que 90% dos praticantes são atletas com tetraplegia. De acordo com a Federação Internacional de Rugby em Cadeira de Rodas (IWRF) e a Associação Brasileira de Rugby em Cadeira de Rodas (ABRC), a modalidade vem crescendo de forma significativa, seja em países filiados ou espectadores. No Paraná, em Curitiba, a equipe Gladiadores começou em 2011 e tem como mantenedora a instituição Saúde Esporte Sociedade Esportiva.
 

Assim como no rugby convencional, a modalidade para cadeirantes tem muito contato físico. Participam atletas tetraplégicos, divididos em sete classes. São quatro jogadores em cada equipe, que contam ainda com oito reservas cada, com no máximo 8 pontos (soma da classificação funcional) em quadra. Os jogos ocorrem em quadras de 15m de largura por 28m de comprimento e têm quatro períodos de 8 minutos, sendo utilizada uma bola semelhante à bola do voleibol.
 

Se a partida terminar empatada é realizada uma prorrogação de 3 minutos. O objetivo é ultrapassar o gol adversário - localizado na linha de fundo ofensiva e de dimensão de 8 metros -, com as duas rodas da cadeira e a bola nas mãos. Homens e mulheres jogam juntos em categoria mista. O árbitro paralisa a partida quando dois jogadores seguram a bola ao mesmo tempo ou quando ela fica presa sob a cadeira de um dos atletas.
 

No recomeço da partida, após uma paralisação ou um gol, o atleta tem até 10 segundos para repor a bola em jogo, passando para um companheiro. A modalidade possui ações como bloqueios, passes, dribles e fintas, que são similares às modalidades coletivas convencionais do rugby de campo, basquetebol e handebol, e que são realizados de forma constante e intensa. Existem dois tipos de cadeiras: as de ataque, que possuem um para-choque frontal - “asas” - para dificultar que fiquem presas, e as de defesa, com acessório na parte frontal para ajudar a travar e impedir a progressão dos adversários.

 

A 2ª Virada Esportiva é uma realização da Prefeitura de Curitiba, RIC TV e Rádio Jovem Pan. Também apoio da Saúde Esporte Sociedade Esportiva e Associação Brasileira de Rugby em Cadeira de Rodas.

Apoio da Secretaria de Esporte, Lazer e Juventude de Curitiba, Bolsa Top Olímpico 2020, Sociedade Morgenau, Coloplast Brasil e Atlantic Energias Renováveis.

 

Serviços: 2ª Taça Cidade de Curitiba de Rugby em Cadeira de Rodas
Local: CEL Dirceu Graeser (Rua Brigadeiro Franco, 2.333, Praça Oswaldo Cruz, Centro)
Horário: das 14h às 19h

Informações: Saúde Esporte Soc. Esportiva/Gladiadores Curitiba Quad Rugby
Contato: (41) 3077-0144 e 99603-1441

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Siga

I'm busy working on my blog posts. Watch this space!

Please reload

Procurar por tags